quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Fechamento Outubro 2017 - R$9809,94 (+8,57%)

Olá blogosfera!

Não! Eu não morri! 😀

Outubro foi um mês bastante corrido pra mim. Faculdade, trabalho e afazeres pessoais sugaram toda a minha energia, tanto que não tinha nem vontade de ler os posts dos colegas da finansfera. Pra ser sincero continuo bem sem vontade, mas vou atualizar isso aqui pra cumprir com os rankings e com o principal objetivo, que é registrar minha saga.

No mês de Outubro foi vez da ABEV3 dar as caras! O aporte foi de R$838,80 em 40 papéis da companhia. Seguindo o carma do mês passado, também fechou o mês em baixa. Mas mais uma vez, isso não quer dizer NADA.

Segue abaixo os números de sempre:

Rentabilidade consolidada
Rentabilidade negativa neste mês, mas foi tão pouca que nem refletiu tanto no crescimento do patrimônio, que é o múltiplo que realmente me importa.

Patrimônio consolidade e alocação
No mais, apesar do desânimo recente, não tenho do que reclamar. Refiz meus exames de sangue na semana passada e saiu o resultado ontem. Fiquei pasmo e extremamente feliz: meus triglicerídeos baixaram de mais de 1000 para 144. Em teoria, já estou no nível saudável da coisa. Só tenho que cuidar mais para colocar os níveis de colesterol no lugar. Evolui bastante mas meu HDL ainda está baixo (apesar de bem próximo do ideal) e o LDL ainda está alto (mas também bem próximo do ideal). É continuar na rotina de exercícios e alimentação por mais 3 meses que tudo deve se adequar.

Comentei que "na teoria" estou no nível saudável, porque só consegui reduzir tão abruptamente os triglicerídeos com o auxílio de medicação. Provavelmente meu médico vai suspender a medicação e me pedir pra retornar daqui a 3 meses pra fazer outro exame e verificar se os níveis se mantiveram. Eu acho que vão se manter, porque muito disso se deve à minha mudança de hábitos. Agora posso dizer com propriedade que exercícios e dieta balanceada fazem uma grande diferença na saúde e no bem-estar.

Mas nada é tão bom que dure para sempre. Encostei meu carro na oficina ontem e vou ter que gastar mais de mil reais pra trocar o radiador. Já estava precisando trocar os pneus e agora vou ter que refazer meu planejamento para o fim de ano. Sempre otimista, penso que poderia ser pior. Eu poderia ter descoberto o vazamento depois que o motor tivesse fundido por falta de arrefecimento.

No melhor dos casos, passo só este mês de Novembro sem aportar (o que já era planejado antes da treta com o carro). Gastei bastante esse mês em refeições fora de casa e lazer. Aproveitei o tantinho que tinha sobrado pra pagar a troca de óleo do carro à vista.

No pior dos casos, só volto a aportar em Janeiro, visto que tenho planos para o final de ano e não são 2 mil reais gastos com o carro que vão me impedir de curtir minhas férias de fim de ano.

Saúde é o que importa, colegas! 😉

25 comentários:

  1. um carro é como ter um filho.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, Scant!

      Meu carro tá chegando na época de incomodar...

      Abraço!

      Excluir
  2. Já pensou em tirar essa grana do tesouro direto para algo mais agressivo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei sim.

      Tenho cerca de 700 reais que em pré-fixados que vão vencer em 01/01/2018. Assim que eu receber essa grana vou alocar em ações ou outro tipo de ativo mais agressivo.

      O que tenho em SELIC deixo pro caso de uma emergência, mas só se for caso de vida ou morte mesmo. Caso contrário, deixo parado lá mesmo. Talvez no futuro eu mude de ideia, mas por enquanto é esse o panorama.

      E o título de inflação eu deixo lá pra resgatar só no vencimento mesmo. Não chega a 20% do meu capital o que tenho lá, então deixo quieto mesmo. IPCA é o dinheiro que você imobiliza pra não fazer cagada.

      Abraço!

      Excluir
    2. Caso de vida ou morte não teria de ser liquidez imediata (leia-se: poupança)?

      Excluir
  3. O importante é ir aportar passo a passo com segurança seguindo o caminho do enriquecimento

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  4. Fala Wannabe,

    Dependendo da sua idade eu comecaria a diversificar também em algo mais agressivo, como moedas digitais e FIIs.

    Mas é isso ai, aos poucos está indo, o importante é continuar os aportes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu interesse nas moedas digitais aumenta cada vez mais, mas confesso que estudei muito pouco sobre elas. To com alguns materiais aqui pra ler e uns vídeos pra assistir, mas falta empenho. Preciso tirar um tempo pra isso.

      Quanto a FII, também preciso estudar. Com FII eu tenho um pouco de preconceito. Acho muito complicado definir se o fundo é bom ou ruim...

      Abraço!

      Excluir
  5. Fala Wannabe!

    Pô, bora trocar esse radiador ai! Não é tão difícil man! hahaha Eu com meu irmão trocamos do carro dele. (Palio) Sofremos mas conseguimos! hehe

    Bom, carro é isso ai mesmo, uma hora ele apronta com a gente. Eu parcelei a embreagem esse mês e já que parei o carro já fiz outras coisas... Foi-se milão parcelado em 3x

    Quanto a saúde, parabéns! Logo estará nos níveis sem medicação!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro é uma caixinha de surpresas mesmo.

      Sempre cuidei muito com as manutenções periódicas e sempre fiquei de olho nas peças que desgastam com o uso. Mas quem é que vai adivinhar que o radiador vai furar? heheheheh

      Muitas coisas em casa e no carro eu faço por conta própria. Radiador eu tenho receio de tentar fazer por conta, até porque se fizer errado, pode ocasionar um prejuízo gigantesco. Arrefecimento do motor é coisa séria!

      Obrigado pela visita e pela força!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Está certo, arrefecimento se der pau, o prejuízo é grande!

      Até mais man!

      Excluir
  6. Wannabe, estou bolando uma parada que pode te ajudar com essa falta de tempo. Fica ligado aí que semana que vem eu divulgo. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carro é um passivo do caramba!! Tenho um por necessidade mesmo. Em dezembro já terei que pagar seguro e revisão do carro. não podemos desanimar. Nesses proximos 2 meses devo diminuir bem meus aportes, pois estou juntando uma grana por fora para viajar pro nordeste com minha ficante predileta. Temos que viver um pouco tambem. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Depois se voce quiser aprender mais sobre FII me passe seu email que te mandarei um material muito bom. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te mandar meu e-mail respondendo um post seu.

      Abraço e obrigado pela ajuda!

      Excluir
  9. Fala IW, eu só vou refazer em janeiro meus exames, mas estou muito satisfeito da minha glicemia estar baixo, melhorei muito a alimentação !!! Saúde é o que importa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu refaço novamente em fevereiro. Apesar de ter muito chão pela frente, meu médico disse que estou no caminho certo.

      O negócio é não desistir!

      Abraço e força com sua rotina e hábitos pra manter a saúde em dia!

      Excluir
  10. Olá wannabe.

    Descobri seu blog recentemente.

    Olha, carro é assim mesmo. Esse mês eu desembolsei mais de 1400 pra resolver um aquecimento no motor. Foi preciso retificar o cabeçote.

    Mas pior é ficar sem viu.

    Vou te acompanhar e te adicionar ao blogroll colega

    Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Poupador!

      Vou acompanhar seu blog também. Grande abraço!

      Excluir
  11. Descobriu esse problema no carro na hora certa. Pense que você acabou de economizar alguns milhares de reais fazendo o conserto agora.

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é DdM...

      Neste ano tive que consertar algumas coisas neste carro. Em resumo foi correia dentada, velas e cabos de vela, um pequeno vazamento de óleo no câmbio e agora esse radiador maldito. Quando fui buscar o carro ainda descobri que tiveram que trocar a válvula termostática (que eu suspeitava há algum tempo estar com problemas também). Na sexta ainda vou trocar os pneus e fazer geometria e balanceamento.

      Agora devo ficar algum tempo sem ter que gastar com essas manutenções chatinhas. Só trocar de óleo e o restante das peças que desgastam com o uso.

      O carro está nos trinques pro final de ano. Pois apesar de tudo, poderia ter sido pior. Poderia ter dado essa treta no radiador ali no final de dezembro...

      Frente às adversidades da vida, temos que sempre estar otimistas!

      Abraço!

      Excluir
  12. Grande Wannabe. Quando pretende começar com CDBs e FIIs ?

    ResponderExcluir
  13. Olá IW! Interessante, vc saiu do Selic e caiu direto em Ações, nem passou por FII'. Pelo que vi no blog, vc está com 3 ações, está valendo a pena? Qual foram os seus critérios para a escolha delas? Abraços!!

    ResponderExcluir