segunda-feira, 24 de julho de 2017

Resenha - Faça fortuna com ações antes que seja tarde - Décio Bazin

Olá blogosfera!

No post de hoje faço uma rápida resenha sobre o livro abaixo.

Um dos livros mais famosos quando o assunto é Value Investing no Brasil.

Fazendo uma análise bem superficial, eu diria que 90% deste livro é uma baita conversa pra boi dormir. Ele aborda um assunto bastante interessante, porém faz uso de uma técnica de escrita que me incomoda bastante, mas que com certeza não vai incomodar a quem gosta de ler livros de ficção. Se você espera um livro técnico, com bastante fórmulas, gráficos e todas essas coisas mais focadas em análise, já vai tirando o cavalinho da chuva porque o negócio aqui é bem diferente! Mas os 10% restantes eu achei bastante interessantes e de grande valia pra quem decidiu investir por fundamentos e ainda se encontra meio perdido, sem saber por onde começar.

Apesar do blablabla, gostei de ler alguns "causos" sobre a bolsa nas décadas de 60, 70 e 80. Este livro é um verdadeiro marco na história dos investimentos no Brasil e é bastante efetivo ao mostrar como o nosso mercado ainda é um bebê que engatinha. Diversos problemas e falcatruas que aconteciam na bolsa dos anos 70, continuam acontecendo hoje em dia. A deficiência - tanto do mercado quanto dos operadores - na área das opções ainda é evidente.

Em muitos capítulos eu começava a leitura, ficava agoniado e pulava direto para o próximo. Talvez isso aconteceu pelo fato de eu já ter um boa bagagem de leituras sobre investimentos e já conhecer várias das situação que o autor aborda no livro.

Faço abaixo uma breve descrição de cada parte do livro:

  • PARTE I - Introdução: Essa parte pra mim pode ser pulada sem dó. Se parece mais com aqueles prólogos de filmes noir. Totalmente irrelevante para quem quer aprender.
  • PARTE II - A ação e o preço: É uma parte importante, mas só vai ser de grande proveito para o leitor que realmente não tem noção nenhuma do mercado e ainda não domina conceitos básicos como valuation de empresas, calcular o valor justo de uma ação com base no valor da empresa e seu patrimônio e outros assuntos correlatos.
  • PARTE III - Porque investir em ações: Mais um monte de conversa pra convencer quem ainda não se decidiu lendo os capítulos anterior. Fala sobre os dividendos, circulação do dinheiro na bolsa e riscos que envolvem o mercado de ações.
  • PARTE IV - Fórmulas para investir: Pra mim a melhor parte do livro. Poderiam juntar esta parte com alguns pedaços das partes II e III e fazer um livro de bolso que seria o coringa do Value Investing no Brasil. Aqui a abordagem é bem prática e didática. Ajuda a fazer o peneirão inicial nas empresas de interesse e vai aos poucos se aprofundando nos indicadores pra escolher as empresas que vão realmente dar lucro por meio de dividendos no longo prazo. Essa parte vale a pena ser lida com atenção quantas vezes forem necessárias!
  • PARTE V - O investidor vai desaparecer: Interessante. Vale uma leitura dinâmica. Versa sobre fluxos de capital estrangeiro e crashes.
  • PARTE VI - O mercado: Essa é a parte mais "engraçadinha" do livro. É interessante ler pra saber como era a atmosfera do mercado e da bolsa naqueles tempos antigos onde o que existia de mais moderno para fechar negócios era o telefone. Todo mundo pulando e gritando no meio do pregão, diversos especuladores no "aquário" e outros personagens interessantes. Não acrescenta em nada aos estudos, mas é engraçado de ler.
  • PARTE VII - Cinco personagens: O autor comenta sobre os principais personagens do mercado: manipuladores, especuladores, institucionais e os amadores. Legalzinho pra ler e saber lidar com esse tipo de gente. Pouco instrutivo mas bom pra se entreter.
  • PARTE VIII - Os que atrapalham o mercado: Esse capítulo também poderia entrar no livro de bolso proposto anterior por mim. Fala sobre a Imprensa, o Governo, a CVM e a própria Bolsa, apresentando fatos que - no ponto de vista do autor - atrapalham o mercado. Concordei com quase tudo o que o autor expõe e fiquei surpreso ao constatar que muitos dos problemas narrados que envolviam principalmente o Governo e a CVM, continuam acontecendo hoje em dia.
  • PARTE IX - Apêndice: Esta parte tem conteúdo mais técnico e instrutivo sobre o mercado de opções. Mostra algumas abordagens onde a compra e venda de opções ajuda com a rentabilidade geral da carteira. Conteúdo técnico nunca é demais, portanto eu recomendo a leitura.
Ao fim de cada capítulo o autor coloca alguns artigos de autoria própria em jornais e periódicos da época. São bastante interessantes pra saber como funcionava o mercado e evidencia a ingenuidade que pairava sobre o mercado de ações naqueles tempos.

Todo o medo irracional que nossos pais e avós nutrem pelo mercado de ações é explicado por este livro. Todos os crashes e problemas provenientes da inflação sem controle cimentaram um preconceito infundado na mente do brasileiro médio. Numa época onde o governo só oferecia poupança como opção de investimento para o povo e o especulador deitava e rolava na bolsa, não se espera outro comportamento a não ser o medo e o estigma clássico de que "bolsa é cassino".

Por fim, se você não leu, pense duas vezes antes de ler. A leitura é muito proveitosa pra quem já tem certa noção sobre Value Investing mas ainda não sabe como dar os primeiros passos. Mas se você já investe e analisa empresas, vai aproveitar muito pouco ou nada...

9 comentários:

  1. Olá IW,
    Já li esse livro. Dá para aprender muita coisa. Boa indicação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy.

      É um livro bastante esclarecedor para iniciantes.

      Abraço!

      Excluir
  2. Grande Livro, para mim o melhor livro Brasileiro de Ações de Dividendos.

    Ele mostra como de escolher Ações de dividendos para longo prazo.

    O conceito praticado por Luiz Barsi

    Recomendo a leitura

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL!

      Triste é ver que o melhor livro brasileiro sobre investimento em ações não chega aos pés dos materiais que temos no exterior.

      Carecemos de profissionais do mercado com vontade de ensinar e informar...

      Abraço!

      Excluir
  3. I.W por que não faz seu livro de bolso usando as partes dos capítulos II e III, com as fórmulas e explicações? Copiar indicando as referências e obras derivadas de outras não é plágio. Sem fala que o custo de selfpublishing atualmente é quase zero.


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PS!

      É uma ótima ideia. Não me sinto suficientemente preparado para escrever um material mais completo, mas definitivamente é algo que eu gostaria de fazer. A blogosfera tem muito material, mas é difícil encontrar dicas para iniciantes.

      Vai que no futuro eu faço um compêndio para o iniciante em investimentos? :)

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá I.W

    Legal seu relato. Não conhecia esse livro ai.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II!

      Que bom! Cumpri meu objetivo em divulgar boas referências!

      Abraço!

      Excluir
  5. eBook Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde: http://bit.ly/FACAFORTUNA

    ResponderExcluir