quinta-feira, 1 de março de 2018

Fechamento Fevereiro 2018 - R$10430,57 (+1,02%)

Olá blogosfera!

Mais um mês sem aportes. Estou terminando de pagar algumas coisas e volto ao fluxo normal de aportes em breve. Neste mês não sobrou nada de dinheiro, tive que recorrer à reserva de emergência pra conseguir pagar tudo. Pra Março vai sobrar uma merrequinha, que vou usar pra recompor parte da reserva.

Neste mês tivemos notícias pra caramba. Caminhão de proventos e subscrição ITSA; pagamento de dividendos ABEV; desdobramento da GRND; bonificação, proventos e aquisição da TGM pela WEGE. Hoje tem teleconferência da ABEV e da WEGE, que pretendo acompanhar.

A sensação de ter feito boas escolhas ao ler os releases de 2017 das empresas nas quais sou sócio é muito boa. Te faz perder um pouco mais a sardinhice de acompanhar cotação de curto prazo e ficar preocupado com as flutuações. Ainda tenho muito chão pela frente, mas sigo com minha estratégia de me associar a boas empresas, com gestão séria e focada em gerar valor aos acionistas, e claro, produzir e entregar produtos e serviços que realmente sejam úteis aos consumidores. Se não for por esse caminho, empresa alguma consegue prosperar. Só em Janeiro já recebi mais proventos do que em todo o ano passado e em Março já dobro o montante de proventos recebi neste ano.

Seguem os números até Fevereiro:

Rentabilidade
Patrimônio e alocação

Nos aspectos pessoais, estou cada vez mais tranquilo. Comecei a me policiar muito na questão das crises de ansiedade sem motivo e tenho conseguido diminuir a procrastinação (que é a minha principal fonte de ansiedade). Ainda falta muito pra eu chegar no patamar ideal de produtividade, mas sigo em frente, passo a passo. A cada semana que passa eu sinto o efeito dos exercícios no meu organismo, no meu humor e na minha disposição. Pra vocês terem uma ideia, até pouco tempo eu acordava as 7:30, me arrumava correndo, não tomava café da manhã em casa e saía todo esbaforido pro trabalho. Me estressava já cedo no trânsito, chegava na empresa já morrendo de fome e comia qualquer porcaria que via pela frente. Passava o dia todo naquela moleza, quase uma letargia, por levantar no pulo e fazer as coisas correndo. Agora eu acordo todo dia as 5:50, me arrumo tranquilamente (esse tempo é bom, porque você vai acordando aos poucos), tomo um café em casa, quase nem pego trânsito e chego bem mais cedo na empresa. Acordar cedo é um dos melhores hábitos que alguém pode cultivar. Sobra tempo durante o dia e você consegue fazer suas coisas com muito mais calma (e isso vai ser muito importante pra mim neste último semestre da faculdade. TCC 2 tá aí e vou precisar de todo o tempo possível pra me dedicar a isso). Fica a dica! 😉

Sigo firme na rotina de exercícios, mas fiz uma mudança muito importante. Parei de só fazer treino de rodagem e comecei a seguir um plano de treinamento. Agora só faço um longão a cada 10 dias e no restante dos dias alterno entre intervalados, tiros, regenerativos e treinos de controle, pra recalibrar os treinamentos. Tenho sentido evolução e ao fim das 9 semanas definidas para a rotina de treinos, devo estar beirando os 12 quilômetros (já estou nos 7, com muito sofrimento). Ainda não estou muito confiante de que vou conseguir chegar até os 12, visto que minha meta atual são 10 quilômetros. Se chegar nos 10 já estou feliz pra caramba. Já vou me sentir muito mais confiante pra começar a participar de provas de rua.

E por fim, defini uma meta nos estudos em investimentos para 2018. Já defini um rol de 35 empresas pra estudar no mercado brasileiro. Aos pouquinhos, de acordo com minha pequena capacidade de aportes, vou estudando e investindo nelas, no esquema de sempre (não vou investir em 35 empresas, minha meta máxima é de 15 a 20, é uma quantia suficiente para amenizar os riscos). Em Agosto, quando terminar a faculdade, vou começar a estudar FIIs e definir um rol de candidatos a investimento também. Preciso diversificar bem a carteira, e o caminho mais natural nesta etapa seria partir para os FIIs. Vamos ver como vou estar nesta questão até o final do ano! 😅

Um ótimo Março a todos e nunca esqueçam: quem trata dinheiro como Deus, acaba tendo uma vida dos diabos! Bora se exercitar, cuidar da família e se focar no que é realmente importante! 😁

Grande abraço!✌


12 comentários:

  1. Muito boa a distribuição da sua carteira. Ao contrário de voce, ainda nao entrei nas ações. Estou agressivamente alocado em FII (85%)de olho maior nos alugueis e o restante em renda fixa e cripto. Depois preciso mudar isto. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala amigão! Tb tenho itsa e abev, e na minha lista de futuras aquisições tbm está weg e grnd! Estamos indo na mesma linha de pansamento!
    Parabéns pelos seus investimentos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo patrimônio.

    É isso aí, levantar cedo é muito bom.
    Inscreva em uma corrida de 5 KM primeiro para pegar confiança. Correr é muito legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Também acho que 15 a 20 empresas é um bom número. Mais que isso parece demais para mim.

    ResponderExcluir
  5. E aí IW! Boas empresas, sólidas e com futuro. Esse é o caminho, sigo te acompanhando! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa Wannabe!

    Ainda bem que não vendi Weg. Pensei, mas não executei. E pelo visto, acredito que seja aprovado a bonificação que apresentaram esses dias. Vamos ver.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fala IW!

    Parabéns pelo seu desenvolvimento, cada vez vai conseguindo a meta que quer.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Não deixe de postar o resultado do estudo dessas 35 empresas aqui no site! Mesmo porque, sou seu sócio em algumas das ações que você já mencionou aqui no blog. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
  9. Cara , eu também estou tendo uma experiência muito positiva sobre acordar cedo..

    Eu pego no batente as 6:00 da manhã , sendo que durma no mínimo as 23h , só que sempre acordava as 5:50 e fazia essa correria como vc disse , nem banho tomava.

    Agora estou acordando as 5:30 , tomando banho me arrumando bem tranquilo , e tenho sentido mais disposição no dia-dia.

    Outra coisa que melhorou também , é que agora estou jantando comida normal mesmo e como faço academia , antes eu não jantava e no outro dia acordava quebrado , com aquela sensação de cansaço extremo.. enfim

    ResponderExcluir
  10. Fala meu patrão , eu dei inicio a minha caminhada aqui na Blogosfera , se poder me colocar no seu Blogroll agradeceria .. Abraços , fica com Deus !

    ResponderExcluir
  11. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir