sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Fechamento Janeiro 2019 - R$19074,84 (+14,58%)

Olá blogosfera!

Começamos o ano com um fôlego daqueles! Todos os ativos subiram neste mês, com umas incursões inacreditáveis de BBDC, CIEL e ITSA.

Apesar do ótimo resultado, esse tipo de comportamento reafirma a velha regra de se manter realista e não sentir emoção com os investimentos. Essa escalada dos ativos não é saudável nem sustentável. Nosso ambiente econômico continua no mesmo marasmo do ano passado, até agora o governo não fez nada pra realmente melhorar a economia. Essas ondas de otimismo sem fundamento geralmente fazem o povo devolver tudo lá na frente. Por dia eu recebo uns 5 e-mails da corretora oferecendo todo tipo de lixo que se imagina. Entusiasmo de corretora nunca é um bom sinal.

Neste mês aportei R$663,20 em ações EQTL3. Uma holding do setor elétrico que vem mostrando uma ótima gestão nos últimos anos. Distribuindo poucos proventos e investindo bastante em crescimento, o que reflete em um alto CAPEX.

Seguem abaixo os números de sempre:

Rentabilidade
A diferença do saldo no título do post e da planilha se dá pois na planilha eu não contabilizo o dinheiro na conta da corretora.

No mais, vida seguindo tranquila, apesar de alguns percalços. Comecei a academia neste mês e logo depois da primeira semana peguei uma virose que me deixou uma semana de molho. Desidratado, mal nutrido, quase virando do avesso pelas pregas... Terrível! O único ponto bom foi que perdi 4 quilos...

No final de Dezembro, início de Janeiro eu estava com dores terríveis nas costas. Marquei um médico no começo do mês pra ver o que estava acontecendo antes de me matricular na academia. Por sorte meu único problema é o sedentarismo. Tenho dores nas costas porque a musculatura lombar e abdominal está muito fraca e fica sobrecarregada. O tratamento é fazer musculação e alongamentos para a lombar. Nada mal!

O plano para este mês é continuar estudando (fui bem relaxado em Janeiro), manter firme a rotina de treinos e procurar uma renda complementar pela Internet. Estou trabalhando direto de casa e as vezes tenho bastante tempo livre que ultimamente dedico ao ócio. Não seria nada mal algo a mais pra dar aquela incrementada nos aportes.

Um ótimo Fevereiro a todos!


6 comentários:

  1. Opa Wanna!
    Tenho exatamente o mesmo valor que vc, só que tudo em RF. Venceram algumas coisas e queria diversificar. Como você escolhe uma boa ação ? Conheço bem do mercado de bolsa (day trade) mas ação ainda não sei o que é uma "empresa boa" ou se vale a pena realizar ou segurar. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me associo a empresas para o longo prazo. Analiso anualmente os balanços e só entro em empresas com boa gestão, histórico de lucros crescentes, dívidas controladas e boa geração de caixa.

      Não me preocupo com dividendos. Não me preocupo com essa de "realizar lucros". Se a empresa é boa ela vai continuar recompensando o acionista. Seja com proventos, seja com crescimento e posterior aumento da cotação.

      Excluir
  2. Olá IW,

    Muito bom. Depois de tanto cair Cielo começou a respirar um pouco.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Wannabe, show de bola. Essa euforia realmente deixa uma pulga atrás da orelha, mas seguimos rumo à independência financeira. Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. IW, que fevereiro seja melhor que janeiro para você no quesito saúde. Sigamos firmes, fortes e unidos rumo a IF e a vida boa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Investidor Wannabe,

    Se possível, peço que visite meu blog:

    futuramenterico.blogspot.com

    Ficaria muito feliz em receber sua visita!

    Abraços.

    ResponderExcluir