terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Ainda estou vivo...

 Fala blogosfera!

Quanto tempo sem passar por aqui. De vez em quando me pegava pensando nesse blog, mas sem inspiração nenhuma pra escrever.

Só passando aqui pra dar uma breve atualizada e dizer: ESTUDE! Crie um hábito, se esforce pra ser disciplinado e estude. O foco sempre tem que ser em aumentar a quantidade de dinheiro que entra com o seu trabalho e aumentar as fontes de renda.

Hoje eu assisti o vídeo desse cara, um dos melhores "influencers" na área de tecnologia. Um cara que tem skin in the game, que entende mesmo do assunto, que toca uma empresa há anos na área.


Esse vídeo basicamente narra minha história recente. Esse gráfico Power Law é a minha história profissional. Quando comecei esse blog eu era um CLT recém saído do estágio. Tava começando na faculdade e buscando aprender sobre a área. Passei anos ralando na cauda longa. Demorou mas eu consegui!

Claro que uma parte considerável da minha situação atual se deve a circunstâncias alheias aos meus esforços, mas mesmo assim eu tive a noção de analisar e aproveitar esses momentos, e o melhor, com plena noção de que tudo isso pode ser passageiro e que o futuro pode azedar, mas estarei preparado pra encarar o que vier.

Tá bom, tá bom. Chega de depoimento emocionado e bora pros números...

Continuo trabalhando naquela empresa gringa, tudo certo, tudo legal, sofrendo bastante em alguns momentos mas aprendendo sempre! É perceptível a minha evolução técnica nesse quase 1 ano com eles. Estou sempre de olho nas oportunidades, mas acho que fico pelo menos mais 1 ano trabalhando pra eles, visto o investimento que fizeram em mim (Macbook Pro de quase 20k comprado no meu CPF, sem compromisso de devolver, todo curso que eu acho interessante eles compram, entre outras questões) e as oportunidades de evolução técnica que tenho lá (desafios realmente interessantes).

Aquele outro trampo com o cara do part-time demorou mas saiu, já tô há 4 meses trabalhando 4 horas por dia pra eles (na maioria das vezes bem menos tempo) faturando 8k bruto. Dinheiro fácil demais e que pra eles é uma mixaria. Eu acho incrível esse negócio de startup, é basicamente ficar queimando dinheiro dos outros. Não que o produto da empresa que eu trabalho seja ruim, mas poderia ser muito melhor...

Atualmente a minha renda bruta tá em cerca de 17k, que líquido fecha em pouco mais de 15k mensais. Parei de investir em ações e renda fixa e to só acumulando dinheiro na conta PJ pra comprar um carro logo mais (o meu já tá com 10 anos e preciso trocar por um automático). Parei de fazer fechamentos e de acompanhar a carteira. Sei que perdi um pouco com esses tropeços recentes na B3, mas tô sereno. O patrimônio tá crescendo maravilhosamente bem só com a renda do meu trabalho e a renda da patroa.

E falando na patroa, ela abriu a empresa e os negócios estão interessantes. Quase toda semana fechando novos projetos e captando clientes cada vez maiores. O futuro tá promissor.

No mais, voltei pra minha cidade natal. Com a quantidade de projetos crescendo aqui na região, não fazia mais sentido ter que ficar viajando mensalmente pra cá pra minha esposa fazer visitas aos clientes e encaminhar documentação. A gente tava pagando aluguel pra morar na beira da praia, mas vivendo mais aqui do que litoral.

Fechando a conta, esse ano foi extraordinário pra mim. Aliás, os últimos 2 anos têm sido fenomenais:

  • 2019: crescimento da renda de quase 100%;
  • 2020: crescimento de 25%;
  • 2021: crescimento de 300%.
Se a situação continuar da maneira que está, em 5 anos já conseguimos finalmente comprar a casa própria. A tendência é de melhorar ainda. Sigamos com esperança e pé no chão...

3 comentários:

  1. Show de bola irmão. Acredito que esses ultimos 3 anos foi bom para a maioria das pessoas que são empreendedores ou profissionais comissionados.

    ResponderExcluir
  2. A mensagem mais inteligente de todas e fiz o mesmo aqui "Se a situação continuar da maneira que está, em 5 anos já conseguimos finalmente comprar a casa própria" 1 objetivo é sua casa.

    ResponderExcluir