quinta-feira, 22 de abril de 2021

Fechamento no chute, pedras no caminho, gratidão e esforço

Olá blogosfera.

Caramba! Dessa vez tenho muito pra falar. Preciso ser mais assíduo aqui, porque em todas as vezes que eu tenho dificuldades eu volto aqui pra ler umas coisas do passado e reflito bastante. A gente deveria ter esse hábito de escrever diários. Nem precisava ser diário, um semanário já tava legal...

Inicialmente, vamos pro fechamento mensal. Eu vou fazer de chute mesmo porque tô sem paciência pra abrir planilha e ficar anotando valores. Esse final de semana que passou eu tava fazendo um levantamento mental com a patroa sobre nossas economias, e acho que em questão de 2 meses conseguimos quase dobrar o patrimônio. Do último fechamento que fiz na casa dos 34 mil, agora estamos em cerca de 60 mil reais, e com previsão de crescimento acelerado esse ano. Os negócios dela estão indo muito bem, e esse mês inclusive já saíram (ela e a sócia) atrás de contabilidade e consultoria pra abrir a empresa de vez. Pra mim o panorama também é bastante positivo, mas finalizo o fechamento no chute por aqui pra passar para as...

PEDRAS NO CAMINHO

Essas coisas são um saco, mas é sempre importante que isso aconteça pra gente parar de se deslumbrar e colocar o pé no chão. Tudo maravilhoso, gastei uma grana pra abrir o CNPJ pra receber os pagamentos do exterior, recebi o primeiro pagametno e eis que o bichinho da ganância me pegou. Não digamos que seja bem ganância, mas foi sim um pouquinho disso da minha parte e bastante ignorância do outro lado, mas deixa eu me explicar. 

Na gana de contar centavinhos (tá, centavinhos tbm não porque perco uns 100 USD nesse rolo), eu inventei de ir negociar com meu contratante o uso de uma plataforma melhor. O banco que eles usam pra pagar pro exterior não permite fazer pagamentos direto na moeda local deles pra minha conta na corretora de câmbio. Eles têm que fazer a conversão pra USD e me pagar nessa moeda, e eu também tenho que fazer a conversão pra BRL aqui. Só que nessa jogada eu perco uma grana considerável, visto que a conversão do banco deles é bem ruim no spread. Tentei negociar com os caras e me dei mal. O pessoal que faz o financeiro da empresa foi conversar com o dono e ele deve ter achado que eu tava tentando sonegar impostos, e o desgramado decidiu que a partir do próximo mês só vai fazer pagamentos pra contas PF. Basicamente ele argumentou que outros colegas remotos pagam altos impostos no recebimento dos pagamentos deles e que isso era injusto (abrir uma empresa pra receber pagamentos). Mas eu só abri o CNPJ porque eles (do financeiro) me disseram que não tinha problema algum em me pagar como PJ.

A princípio eu me ferrei, porque em vez de pagar cerca de 10% de impostos (simples nacional, IR e INSS) eu vou ter que pagar 27,5% (carnê-leão de PF). Eu vou dar uma de doido e vou mandar a invoice pros caras do financeiro me pagarem na conta da empresa. Se eles se negarem, eu vou chamar pessoalmente o dono da empresa pra conversar e esclarecer essa situação. Tive diversos gastos pra abrir a empresa e tenho outros gastos recorrentes. Só fiz isso porque eles disseram que não tinha nenhum problema. No pior dos casos eu fico desempregado. Duvido muito que me mandem embora por conta disso, visto que estão se matando pra conseguir encontrar gente pra trabalhar lá e, pelo menos do que percebo, estão gostando bastante do meu trabalho. Mas agora é que vem a parte da...

GRATIDÃO

Problemas acontecem durante toda a vida, mas a gente não pode desanimar (e confesso que quando soube da decisão de só pagar em conta PF, eu praticamente passei a noite em claro pensando nisso, bateu um bad daquelas). Acionei minha rede de contatos e comecei a procurar em redes sociais qualquer boa oportunidade de conseguir trabalho remoto. Enquanto a nossa moeda continuar nessa desvalorização forte, eu não vou largar desse osso. Consegui diversos contatos e provavelmente na semana que vem eu vou fechar mais um contrato de serviço, mas esse part-time, pro cara me conhecer melhor e eu não ter que largar meu atual contrato full-time.

É nesses momentos de incertezas (por mais bobas que sejam as minhas, no meio de uma pandemia cheia de gente que não sabe se vai ter o que comer no dia seguinte) que eu me sinto grato por todo o aprendizado que tive aqui na blogosfera e em outras comunidades de finanças e estilo de vida. Sou muito afortunado de ter tido pais que me deram condições pra estudar tudo o que eu sempre quis e me desenvolver. Hoje eu vejo a diferença que faz. Saber se comunicar, aprender outro idioma, tentar de alguma forma absorver outras culturas, aprender a entender e respeitar o diferente. Eu falo disso porque ouvi no primeiro contato que tive com esse dono de empresa estrangeiro, que ele já tinha entrevistado 6 antes de mim, mas que já gostou muito de mim só pela questão da comunicação. Eu sou grato demais por ter tido as oportunidades e por ter tido apoio pra agarrar elas sem medo de errar. E esse papo puxa o último que é o...

ESFORÇO

Acho que não existe sentimento mais gostoso do que perceber que seus esforços valeram a pena. Eu lembro como se tivesse acontecido há 3 minutos, a cara da minha esposa quando contei pra ela que passei na seleção e ia trabalhar remoto ganhando em moeda forte. Foi um upgrade considerável na nossa renda mensal. É uma sensação indescritível ver quem a gente ama se sentindo feliz com a gente. Pena que a grande maioria das pessoas nunca vai sentir isso na vida, como é bom ter alguém do seu lado que sempre te coloca pra cima, que sempre vem com ideias novas.

E o esforço é bom principalmente quando ele é feito da maneira inteligente. Hoje em dia esse papo de que trabalho duro é sinônimo de sucesso já deu uma vencida. É claro que a gente tem que se dedicar ao que acredita, mas as coisas hoje em dia tem de ser feitas de forma inteligente. Atualmente eu trabalho menos do que trabalhava quando era CLT, sendo que produzo muito mais e, por consequência, ganho mais por isso.

Enfim, dessa vez resolvi deixar aqui alguns devaneios inspirados nas minha experiências recentes. Sinto que tô ficando velho e muitas ideias estão mudando. Sinto que finalmente cheguei num ponto de evolução na vida. Parece que finalmente consegui focar e concentrar todos os meus esforços no ponto certo. E os frutos estão vindo!

Grande abraço a todos, fiquem bem, façam uma doação. Tem muita gente precisando!

5 comentários:

  1. IW, primeiramente obrigado por compartilhar sua história, todo sucesso do mundo a você e sua esposa! Seguidamente, é de se emocionar com seu texto, toca no coração... Gratidão é algo que devemos enaltecer mais e mais,só assim para deixarmos um mundo melhor aos nossos filhos!

    Por curiosidade, poderia nos contar em qual area tu trabalha que conseguiu um trabalho remoto em moeda forte? Valeu. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com TI. Com o real desvalorizado desse jeito agora é a hora de aproveitar. Quem tem experiência e skills tem que se jogar.

      Excluir
    2. Maneirasso, TI é a profissão do futuro, vai pra cima! Valeu IW!!!

      Excluir
  2. Parabéns cara
    So falta morar em um país de primeiro mundo e criar os filhos lá durante a IF

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Pohhh, parabéns pela evolução patrimonial e profissional, é sempre legal ver o pessoal daqui evoluindo. Parabéns pela reflexão também, de fato somos afortunados pela educação a mais que tivemos e também de já sermos educados financeiramente e em outras áreas também, o que dá uma vantagem absurda que nem você disse.

    Boa sorte nas novas empreitadas e espero que o CNPJ dê certo!

    Abçs

    ResponderExcluir