sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

S&P subiu, S&P desceu! E agora? F%#deu?

ERRATA: Cometi um erro neste post. O cálculo que apresentei se refere ao Coeficiente de Correlação e não ao Coeficiente de Determinação. Já corrigi no post! ;-)

Olá blogosfera.

Ultimamente tenho me sentido mais animado em escrever posts. Vou fazer o possível pra continuar assim... :-)

Nas minhas aventuras cibernéticas comecei a reparar a histeria crescendo por causa do Bitcoin recente combo de quedas do S&P nos EUA. Jornaleiros Jornalistas mais doidos que o Batman enchem os pulmões pra gritar que foi a maior queda diária da história, que os cara tão tudo doido, que tá rolando porrada no pregão...

Mas e nós singelos brazucas comedores de feijão, que decidiram guardar uns caraminguás pra investir em boas empresas? O que fazer?

Gentilmente quibado do frugalsimples.blogspot.com.br
FOCA NO BALANÇO!


Eu sempre procuro fatos que provem que estou errado. Sigo a cartilha do Buy&Hold e do investimento em valor, sempre procurando algum argumento que prove que errei, que meus planos estão equivocados e que minhas análises não são eficientes, mas o que encontro são mais e mais recursos pra me defender contra a histeria e seguir em frente na estratégia.

Umas das falácias mais famosas entre os investidores é de achar que porque caiu lá, vai cair aqui. Subiu lá, vai subir aqui. Mas qual será a correlação entre S&P e IBOV?

Existe um recurso muito interessante da estatística que se chama Coeficiente de Correlação, que serve para comparar duas séries de dados e indicar qual o grau de correlação entre ambas. Logo, se é fato que nosso índice segue o S&P, é esperado que ao aplicar a fórmula aos dados tenhamos um alto grau de correlação entre eles.

O resultado varia entre -100% a 100%:
  • Resultados negativos indicam que a correlação é inversamente proporcional, ou seja, quando o S&P sobe, o IBOV cai e vice-versa. Quanto mais próximo de -100%, maior a correlação inversa entre as séries de dados.
  • Resultado zero indica que não há correlação alguma entre as séries de dados.
  • Resultados positivos indicam que a correlação é proporcional, ou seja, que o IBOV acompanha o S&P. Quanto mais próximo de 100%, maior a correlação entre as séries de dados.
Ciente de como o negócio funciona, decidi fazer uma pequena simulação: coletei dados dos últimos 10 anos do S&P e Bovespa, de 01/01/2008 a 31/12/2017. Para fins de comparação (e curiosidade extrema de quem vos escreve) decidi calcular o coeficiente de correlação diário, semanal e mensal dos índices dentro do período escolhido. No Excel existe a função RQUAD, que retorna o cálculo pronto. Me poupou um tempo gigante!

Valeu, Tio Bill!

Para o cálculo mensal, há 120 pontos de dados, para o cálculo semanal, há 522 pontos de dados e para o diário, há 2506 pontos de dados.

Resultados:

  • Mensal: 40,34%
  • Semanal: 47,28%
  • Diário: 8,62%
A diferença maior entre o diário e outros períodos se deve ao tamanho da amostras. Mas em resumo, dá pra notar que S&P NÃO DETERMINA NADA NOS CICLOS IBOV.

Evidente que, dado o tamanho do universo onde as amostras se encontram, muitos aspectos do mercado mundial são compartilhados entre os dois índices. Os 40 e poucos porcento das amostras mensais e semanais parecem bastante, mas devemos nos lembrar que na estatística 50% significam aleatoriedade. Os resultados das bolsas são tão destoantes que estão abaixo da linha do aleatório.

Com o aumento da amostra então, fica mais do que claro que alho não tem nada a ver com bugalho.

A única coisa que dá pra confirmar, de acordo com as outras evidências que já conhecemos, é de que as bolsas vão sempre crescer no longo prazo, visto que os coeficientes foram positivos em todos os cálculos. Só confirma um conhecimento prévio.

Descanse, pratique esportes, fique com a família, desenvolva algum hobbie, estude pra melhorar sua renda mensal, faça qualquer coisa pra parar de histeria e stress. Faz mal pro coração e pior ainda, causa calvície! :-P

Um ótimo final de semana!

5 comentários:

  1. Estou bastante cabreiro com essa situação.
    É foda, o cidadão comum brasileiro quase não tem oportunidades razoáveis de ganhar dinheiro em investimentos já que a RF faleceu.
    Aí você tenta escolher boas empresas e leva uma naba.

    Espero mesmo que isso se reverta em pouco tempo, não posso me dar ao luxo de perder dinheiro.
    Nem quero ficar pensando muito nisso, resta torcer pela recuperação.

    ResponderExcluir
  2. Excelente estudo! sempre bom analisar friamente e não nos deixarmos levar por emoções.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Pessoal nao tem paciência.
    Quer lucro rapido e mudar de vida de uma hora para outra....
    Excelente estudo
    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Fala Wannabe, to deixando isso aqui pra alertar o pessoal que acompanha teu blog e que também acompanha o nosso ranking clássico:

    Agora ele tá sob meu comando, após o mestre dos centavos tê-lo passado pra mim, então segue o link:

    http://jovemdesucessopromissor.blogspot.com.br/2018/02/ranking-de-patrimonio-da-blogosfera.html

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto Wannabe. Estou iniciando na blogosfera agora, se possível adiciona o link do meu blog no seu. Já coloquei o seu link no meu.

    ResponderExcluir