sábado, 29 de setembro de 2018

Fechamento Setembro 2018 - R$13932,83 (+4,15%)

Olá blogosfera,

Seguimos para mais um fechamento mensal. Neste mês aportei R$612,36 em IPCA 2045, seguindo a tática de rebalancear a carteira para a renda fixa.

Seguem os números de costume:

Rentabilidade

Patrimônio consolidado
Fechei uma estratégia para os próximos aportes: defini 6 empresas pra aportar e fechar minha carteira de RV com 15 ativos. Já é diversificação suficiente pra mim (alguns consideram 15 empresas um número alto). Daí pra frente os investimentos vão seguir no piloto automático: vou definir os percentuais para cada ativo e ir aportando naqueles que estiverem mais pra trás. Uma vez por ano reavalio todas as empresas e decido se alguma fica em quarentena ou sai. E claro, vou aportando em RF de vez em quando pra controlar o índice de emoção da carteira. 👌 Nesse meio tempo vou estudar FII e começar os movimentos para investir no exterior (NYSE e NASDAQ).

No mais, tudo tranquilo. Ganhei o segundo aumento salarial do ano e o trabalho está bastante tranquilo. Voltei a fazer um barulho com minha banda, estou lendo livros pra me aprimorar profissionalmente e fazendo cursos online para aprender novas habilidades. No mês passado eu ainda estava meio perdido devido ao fim da faculdade, mas nesse mês sinto que as coisas estão começando a se encaixar. A minha vida é tão tranquila que chegar a dar sono as vezes. É incrível o poder da reserva de emergência e dos investimentos em valor. Gastei uma grana preta neste mês com manutenção do carro e dos meus equipamentos de música, tudo financiado pela reserva de emergência, que já vai ser reposta em Dezembro, com o 13º.

Vida tranquila e serena. É pra isso que poupamos.

Grande abraço e um ótimo Outubro a todos! 😉


14 comentários:

  1. Legal ter ganho o segundo aumento salarial ajuda muito no aumento do aportes.

    Faz bem em fazer cursos online, eu também estou fazendo um para aprender ainda mais sobre internet, fazer sites e ter um canal no YouTube, já estou tendo retorno.

    Quem investe em si mesmo, tira grande retorno no futuro.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Boa Wannabe!

    Brick by Brick!
    Aumento salarial ajudam muito no aporte.. vamos seguir firme!

    ResponderExcluir
  3. Fala IW!

    Muito bom, é uma ótima estratégia, eu pretendo estudar a começar a investir no exterior até 2020 também.

    Legal que voltou com a banda, vcs tocam o que? E rapaz 2 aumento no ano, não é fraco não. haha

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Steynd!

      Cara, tocamos punk rock e hardcore. Pelas músicas que deixo nos posts já podes ter uma noção do tipo de som que curto... :)

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá IW,

    Também tenho cerca de 15 ações na minha carteira e acho que é um número bom. Colocar muitas às vezes nem dá para acompanhar direito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fala, IW, boa tarde!

    Também tenho muita vontade de investir no mercado americano, mas acho que ainda não estudei o suficiente. Você recomenda algum site especificamente?

    Parabéns pelo blog, irei adicioná-lo ao blogroll. Agradeço se puder fazer o mesmo.

    Sucesso nos negócios.

    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Fuleiro!

      A Bastter.com tá fazendo um trabalho genial compilando dados das Stocks americanas. Tá bonito de ver os quadros deles, tudo mastigado. Mas claro, só vai te servir se for adepto do B&H.

      Vou te add no blogroll também. Abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Beleza, valeu pela dica! Sou adepto do B&H, vou começar a estudar hoje mesmo.

      Saudações,
      Fuleiro

      Excluir
  6. Fala Wannabe, aumento salarial pra turbinar os aportes!
    Detona!!

    ResponderExcluir
  7. Eu aqui sem reajuste há três anos kkkkkkk, logo você me passará no patrimônio, Graham aconselhava o ideal de uma carteira diversificada em 15 ações, para segurança de perdas e controle, no momento estou com 13, praticamente 12, duas delas só muda na preferência, estimativa de aporte, mantenho-me onde estou até segunda ordem, continue crescendo.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com esse número de 15 empresas, é meu objetivo também, abço!!

    ResponderExcluir
  9. Fala IW! Estou começando nesse mundo de investimentos agora e estou lendo seus posts e acompanhando sua evolução patrimonial, tá de parabéns! Vi em um post seu q a sua planilha de evolução vc baixou do site do AdP... Fui lá tentar baixar mas não estava mais disponível...Teria como vc disponibilizá-la para mim? De qualquer forma, obrigado pela atenção! Grande abraço!

    ResponderExcluir